terça-feira, 13 de outubro de 2009

Introdução

INTRODUÇÃO

O interesse no aprofundamento pela temática apresentada vai de encontro ao trabalho que já vinha desenvolvendo na Escola Estadual Ana Libória, localizada na cidade de Boa Vista-RR, quando exercia a função de coordenadora pedagógica da Informática Educativa, sendo amadurecido no decorrer do curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o Uso das Novas Tecnologias, quando realizamos atividades práticas-teóricas no que diz respeito a projetos de aprendizagem, como também das reflexões ocorridas durante várias etapas, em especial, dos Grupos de Discussões.



A incorporação do recurso da informática nos ambientes escolares desde a década de 80, é utilizada como instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. A informática quanto adotada nas escolas deve se integrar ao currículo, não como uma disciplina, mas como uma ferramenta, inclusive, interdisciplinar, constituindo-se em alguma coisa a mais que o professor pode contar para bem realizar o seu trabalho. Quando utilizada desta maneira na escola, ou seja, a informática a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades, surgidos no contexto da sala de aula. Em decorrência dessas situações os alunos podem contar com a interatividade e a programabilidade possibilitada pelo computador.



Será através de projetos de aplicação que irá direcionar a forma de utilização dos computadores pelos alunos objetivando a construção de novos conhecimentos. Entretanto, foi observado que, os educadores de um modo geral, demonstram, em alguns momentos, dificuldade de elaborar um projeto de aprendizagem. A própria palavra “projeto” já assusta alguns professores, pois o envolvimento de um grupo ainda causa situações repetitivas que não mudam, e outra questão importante, no entanto, é tirar o “mito” do professor em elaborar sozinho e depois envolver os alunos apenas para executá-la num ambiente informatizado da escola.



Considerando os aspectos citados acima, formulamos o seguinte problema: de que maneira o professor pode facilitar a aprendizagem do aluno por meio de projetos na construção de novos conhecimentos num ambiente informatizado?



Portanto, torna-se importante conhecer alguns elementos – conceitos, natureza, dicas para elaboração de projetos de aprendizagem, metodologia que poderá ser aplicada, exemplos de situações durante as atividades por meio projetos aplicados neste curso, etc. - que servirão de subsídios aos professores, na tentativa de superar os principais desafios, no que diz respeito a elaboração de projetos, ora surgidos a partir de temas dentro do próprio contexto da sala de aula ou conforme os conteúdos curriculares propostos, mas inserindo o uso dos computadores e/ou dos seus recursos para construção de novos conhecimentos.


2 comentários:

  1. Querida Teresa , sou suspeita de dizer da grande admiração que tenho pela profissional que você e!
    Só tenho que te parabenizar pelo artigo postado no seu blog o que demonstra o seu compromisso com a educação do nosso estado em todos os âmbitos, seguimentos e modalidades!
    E obrigado por todo aprendizado que conquistei atraves de voce!
    Parabéns querida!

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  2. Kátia parabéns, gostei muito de seus artigos. Como sempre você sempre atenada com as tecnologias inovadoras. Um forte abraço, Jussara.

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